terça-feira, 27 de maio de 2008

Vídeo de Apresentação do Sebrae

O Sebrae no Second Life

Ambiente virtual e tridimensional que simula, em alguns aspectos, a vida social do ser humano, o Second Life (segunda vida, em inglês) deixou de ser apenas um jogo e instrumento de lazer e tornou-se uma nova concepção de rede social, um campo vasto para a presença de empresas e instituições. No mundo do Second Life, há a possibilidade de fazer negócios, gerar empregos e promover a educação, entre outras tantas.

Pensando nos caminhos sinalizados por este novo conceito e dentro do projeto do Sebrae do Futuro, a Instituição abriu um ponto de atendimento no Second Life, como parte das comemorações de seus 35 anos de atividades.

“Da mesma forma que apostou na educação a distância no passado, hoje uma importante realidade para disseminação do empreendedorismo, o Sebrae acredita que estar presente em algo que se inicia como o Second Life nos permitirá uma atuação de vanguarda. Queremos investir no caráter de educação deste canal”, diz Enio Pinto, gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional.

“Nossa intenção, inicialmente, é começar a atender, exibir vídeos, mostrar nossos produtos e serviços e encaminhar as pessoas para o site do Sebrae”, explica Márcia Matos, uma das responsáveis pela implantação do projeto. Uma das finalidades do Sebrae é adquirir experiência no Second Life, para que futuramente possa aplicar essas experiências na Ilha do Empreendedor, um espaço ainda maior para divulgação e promoção do empreendedorismo neste canal como instrumento para desenvolvimento social e econômico.

A Instituição também pretende utilizar o espaço virtual para cursos, palestras, simulações de empresas e feiras com um foco forte na educação. “O Second Life é uma nova plataforma, que oferece enorme interatividade e chance de troca de informações”, opina Márcia Matos. Para ela, a experiência que o Sebrae desenvolve com o Second Life abrirá caminhos para que a Instituição se prepare ainda mais para o aproveitamento das novas linguagens que estão surgindo na internet.