segunda-feira, 30 de junho de 2008

Notícia publicada na Revista Veja

Um avatar no RH

Empresas começam a recrutar funcionários no ambiente virtual do Second Life

André Vieira, da T-Systems, e T-Pink, sua funcionária virtual: seleção on-line

A funcionária T-Pink é uma das responsáveis pelo setor de recursos humanos na filial brasileira da empresa alemã T-Systems, uma das maiores do mundo na prestação de consultoria em tecnologia da informação. A executiva chama atenção pelas longas madeixas tingidas de cor-de-rosa, razão do apelido pelo qual é conhecida. Mas realmente inusitado a seu respeito é que T-Pink só existe no Second Life, mundo virtual na internet. Trata-se de um avatar que representa a empresa. Está programada para receber candidatos on-line e fazer uma primeira triagem, com base num roteiro de perguntas cujas respostas são avaliadas, junto com o currículo, por uma equipe de funcionários (de verdade). As demais entrevistas e dinâmicas de grupo se passam no mundo real. Nos últimos três meses, 1.500 candidatos foram avaliados por T-Pink e 144 deles seguiram na seleção. São 15% dos aspirantes a uma vaga na T-Systems, a primeira no Brasil a usar o Second Life com esse propósito. "A seleção ficou mais eficiente", diz André Vieira, diretor de recursos humanos.

Algumas empresas começaram a explorar o Second Life há dois anos, quando implantaram filiais on-line com o objetivo de divulgar produtos e a própria marca. Elas também já usavam sites de relacionamento, como Orkut e Facebook, em busca de informações sobre os candidatos. O recrutamento virtual é algo bem mais novo. Poucos meses atrás, Microsoft e Hewlett-Packard foram as primeiras a recorrer à internet para selecionar candidatos, nos Estados Unidos e na Europa. Estão interessadas no que diz uma recente pesquisa americana sobre os candidatos a emprego no Second Life: 80% deles têm pelo menos cinco anos de experiência no mercado de trabalho e adoram tecnologia. Ainda que nem todas as vagas ofertadas na internet sejam direcionadas a especialistas na área, observar os candidatos no ambiente virtual tem ajudado a encontrar profissionais com aptidões bastante valorizadas. Uma delas diz respeito à rapidez de raciocínio em frente ao computador. Outra remete à clareza no uso do idioma e, mais básico ainda, à capacidade de escrever sem cometer erros. Como as questões são respondidas no ato, não há oportunidade para eventuais correções.

O Second Life oferece outra vantagem – essa, de ordem financeira. Um espaço permanente no mundo virtual (ou "ilha", segundo o jargão) sai por algo em torno de 4.000 reais, além do dinheiro investido no desenvolvimento de softwares que determinam o formato da entrevista virtual e as perguntas que serão feitas pelo avatar da empresa a cada candidato. Mesmo assim, fazer a pré-seleção on-line custa um terço do valor de uma pré-seleção convencional. Essa economia se deve, basicamente, ao fato de a entrevista na internet dispensar os custos de manutenção de um espaço físico e tomar menos tempo dos funcionários – dez minutos apenas para a leitura das respostas. Com tudo isso, o Second Life tem se revelado uma ferramenta útil e, por isso, cada vez mais procurada. Diz Louis Vong, vice-presidente da TMP, uma das maiores empresas de recrutamento nos Estados Unidos: "A aplicação com sucesso do novo sistema já despertou o interesse de multinacionais de vários ramos de negócios, e não só de tecnologia". Tudo indica que virão muitas outras T-Pinks por aí.

Fonte: Revista Veja.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Segunda aula do Curso

Depois de uma primeira aula marcada por apresentações e informações, iniciamos o conteúdo do curso Second Life completo para iniciantes.

Em um primeiro momento fizemos testes de audio, testamos a transmissão dos slides e também relembramos o comando de zoom utilizando a tecla ALT (Lembro: para aproximar uma imagem de você sem ter que andar até próximo dela, pressionando a tecla ALT clique com o botão esquerdo do mouse na imagem e utilize a setas do teclado, para cima e para baixo, para aproximar ou afastar a imagem de você).

Seguindo o cronograma do curso, estudamos os seguintes tópicos:

1. Histórico do Second Life
2. Configurações mínimas
3. Efetuando o Download
4. O que é o Second Life
5. Glossário
6. As barras de ferramentas
7. Vivendo no Second Life

Foi uma aula muito interativa, legal e proveitosa. Uma das surpresas para muita gente foi quando eu afirmei que é possível também correr no Second Life (basta pressionar as teclas CTRL + R e depois pressionar as mesmas teclas novamente para parar de correr). Falamos também sobre os recursos pedagógicos que o Second Life já oferece, possibilidades para um futuro e também sobre as diversas formas que o metaverso é visto. Falando em metaverso, estudamos esse e muitos outros conceitos de itens do Second Life através do Glossário. Quando menos espero, encontro um torcedor colorado vestindo a camiseta do inter... meu time do coração. A aula não podia ficar melhor... hehehehe.

Enfim... no final, muito elogiaram e afirmar que a aula foi muito boa.

Por favor, deixem seus comentários a respeito da aula. Nos encontramos na segunda, dia 30/06, para a terceira aula. Até lá...

OBS.: Neste sábado, dia 28, estarei participando do I Congresso Second Life na Educação. Na próxima semana contarei um pouco do que aconteceu no congresso.

terça-feira, 24 de junho de 2008

I Congresso Second Life na Educação


O Sebrae vai participar do I Congresso Second Life na Educação - Capítulo Rio de Janeiro, que vai acontecer no próximo sábado, dia 28 de junho. Clique no link para para maiores informações e também para fazer sua inscrição.

Essa é a sua oportunidade de interagir com todos aqueles que estão envolvidos com as Novas Tecnologias e Ambientes de Ensino.

Primeira aula do Curso de Second Life

Ontem, dia 23, foi realizada a primeira aula do curso de Second Life para iniciantes. No total foram 16 avatares presentes. Reforço que, assim como a aula de ontem, todas as demais serão realizadas na sala 6 da Universidade da Ilha do Empreendedor.

Esta primeira aula foi mais uma integração entre os participantes. Falei um pouco da forma que vai acontecer o curso. Solicitei que fosse providenciado para a próxima aula (26/06) a instalação do QuickTime (clique aqui para fazer o download gratuito). Também aprendemos como utilizar a tecla ALT para aplicar zoom em determinados pontos. Este comando será fundamental para a próxima aula, assim como a instação do QuickTime.

Distribuí uma camiseta personalizada do curso. Quem tiver interesse e ainda não pegou, pode me solicitar na próxima aula.

Como todos já sabem, meu avatar é Empreendedor Mighty. Me coloco a disposição de todos na Ilha do Empreendedor no horário das 11 as 20 horas para esclarecer eventuais dúvidas fora do horário de aula.

Segue algumas imagens da aula.


segunda-feira, 16 de junho de 2008

Informações sobre o Curso Second Life para iniciantes


O curso vai acontecer no período de 23 de junho a 11 de agosto, sempre nas segundas e quintas, no horário das 18:30 às 20 horas (horário do Brasil). Lembro que na primeira aula a presença é OBRIGATÓRIA para recebimento de certificado.

Enviarei um convite do Grupo “Curso Second Life” para os avatares que tiveram a inscrição confirmada. Esta é a chave para você acessar a sala de aula e participar do curso. Portanto, aceite o convite.

Meu avatar é Empreendedor Mighty. Estou na Ilha do Empreendedor no horário das 11 as 20 horas. Para esclarecer suas dúvidas, é só me procurar por lá. Clique no link Ilha do Emprendedor para se teleportar.

Segue a relação dos avatares matriculados:

Natasha WIefel
Dani Outlander
Noeli Waco
Alandra Howlett
Liz Haley
Crux Handrick
claudio xue
AndreLuiz Silvansky
galo lorefield
Salete Kas
Brasia Allen
Eduardo Salgado
Viviane Naidoo
Eduard Barzane
Vanessa19032004 Bellic
Rogerio19032004 Bellic
Zoya KaizenGames
Tete Loire
Domingues Nagy
Luzia Lubitsch
Anika Axel
Patrricie Triellis
Lekka Kass
Sathashi Yoshikawa

Em breve... mais novidades!

Inscrições encerradas

Gostaria de informar a todos que as inscrições para o Curso Completo para Iniciantes de Second Life estão encerradas. De qualquer forma, já estou pensando em abrir novas turmas em breve. Se você tiver interesse em se cadastrar e aguardar uma nova turma, por favor entre em contato comigo ou então visite a Ilha do Empreendedor no Second Life.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Curso ABC da EAD no Second Life

A Ilha do Empreendedor vai receber na próxima segunda, dia 16 de junho, o professor João Mattar, juntamente com seus alunos, para mais uma aula do curso ABC da EAD - segunda edição, ministrado pelo professor Mattar no Second Life. Conforme a programação, o tema da aula será o Futuro da Educação a Distância e o horário é das 19:30 as 21 horas, horário do Brasil.

Em um momento da aula vamos fazer uma visita na Ilha, conhecendo os principais pontos e apresentando um pouco do que o Sebrae oferece no Second Life.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Curso Second Life completo para iniciantes



No dia 23 de junho vai iniciar o curso Second Life completo para iniciantes. Vou ministrar o curso com o Avatar Empreendedor Mighty no Second Life. O curso será gratuito e terá emissão de certificado pelo Sebrae para aqueles que frequentarem pelo menos 75% das aulas. Segue abaixo o painel informativo. Em breve apresentarei os procedimentos para inscrição na primeira turma do curso.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Centro de Convivência da Ilha do Empreendedor

A Ilha do Empreendedor possui espaços chamados de "lojas" no Centro de Convivência. Esses espaços serão disponibilizados para empresas e instituições que queiram divulgar e expor seus trabalhos no Second Life. Para participar, basta elaborar um projeto informando descrições do produto, forma de divulgação, como pretende utilizar o espaço... enfim, tudo o que julgar necessário informar e entrar em contato comigo no Second Life (Avatar Empreendedor Mighty) ou então me enviar e-mail (gecelka@hotmail.com). Este espaço é gratuito e exige-se que as atividades elaboradas nos espaços também sejam gratuitas. Cada empresa ou instituição terá uma prazo de 30 dias para utilização do espaço.