quinta-feira, 31 de julho de 2008

Second Life pode ser o novo espaço para bibliotecas virtuais

O canadense Nicholas Cop, radicado no estado da Flórida, nos Estados Unidos, acredita que o ambiente virtual Second Life permitirá novas formas de acesso livre ao conhecimento e a processos de educação a distancia. Palestrante do 2º Seminário de Informação na Internet, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT), Nicholas Cop, que é proprietário da Nicholas Cop Consulting, empresa que fornece orientações a entidades públicas ou privadas sobre bibliotecas, repositórios institucionais e tecnologias na Web 2.0, afirma que a criação de bibliotecas virtuais no Second Life pode simplificar o acesso dos usuários às informações do mundo inteiro, aproximar bibliotecários dos consumidores finais, automatizar e agilizar o atendimento e customizar os serviços prestados.

Doutor em Física Nuclear, Nicholas Cop diz que já existem várias iniciativas nos Estados Unidos de inserção de bibliotecas virtuais no Second Life. Nestas experiências, organizações sociais criam espaços interativos onde os usuários percorrem bibliotecas virtuais, caminhando entre prateleiras de e-books ou consultando terminais com links para respositórios digitais. A grande vantagem é que os usuários podem ter acesso livre a bancos de dados das bibliotecas virtuais criadas por todo o mundo sem sair de casa, com a ampliação do acesso ao universo de informações e aos livros digitais disponíveis.

Do mesmo modo, Nicholas Cop imagina a instalação de salas de aula virtuais onde cidadãos podem entrar no Second Life e assistir aulas virtuais com um professor virtual. Tanto o usuário quanto o professor estão, na verdade, em suas casas, mas a simulação da aula no mundo virtual pode reproduzir a situação de uma sala de aula real, com cadeiras, púlpitos e telas de projeção. “A interatividade e a aparência de realidade são totais. Os alunos vêem o professor, que por sua vez também pode falar diretamente para seus alunos”, explica ele.
Nas bibliotecas, a mesma situação pode acontecer. Os usuários visualizam e conversam com os bibliotecários, embora tudo não passe de uma cena virtual. Toda a estrutura e a organização da biblioteca reproduz as instalações das bibliotecas reais. “Na verdade, o Second Life é mais uma ferramenta para viabilizar o acesso livre dos cidadãos ao conhecimento. Ainda não é a solução definitiva, mas pode ser uma bela experiência de como poderá ser o futuro do uso de bibliotecas”.

Assessoria de Comunicação Social do IBICT

terça-feira, 29 de julho de 2008

Scratch for Second Life

Mais conhecido por S4SL, é um projeto gratuito para criação de scripts baseado no desenvolvimento de facilidades para programação, elaborado por alunos do Massachuts Institute of Tecnology.

A novidade está no fato de não ser necessário escrever uma única linha de código, apenas organizar visualmente uma série (ainda curta) de eventos, tratando a aplicação de "escrever" o script que com copiar/colar podemos colocar nos conteúdos de um objeto qualquer no Second Life.

Talvez esteja aqui uma maneira fácil de você construir scripts e dar mais efeitos aos seus objetos. Para fazer o download clique aqui.

Clique aqui para visualizar um tutorial em inglês.

Segue aqui um videotutorial que encontrei em espanhol. É bem simples para entender.


Fonte: Discurso do outro mundo.

Aula 9 do curso

Ontem (28/07) aconteceu a aula de número 9 do curso Second Life para iniciantes. De acordo com o cronograma do curso, estudamos os seguintes tópicos:

22. Gestos
23. Administrando o inventário

Foi uma aula muito importante mais uma vez, pois falamos principalmente do inventário, que você precisa saber manusear para encontrar tudo o que construir, comprar ou ganhar no mundo virtual. Embora vimos bastante coisa em uma única aula, todos os alunos já haviam utilizado várias opções do inventário, o que facilitou bastante a aula. Acho que vários alunos conseguiram aprender alguma coisa que desconheciam ou sabiam como executar de maneira diferente, inclusive eu.

Quando falamos sobre gestos, mostrei um vídeo que fiz executando alguns gestos. Segue o vídeo abaixo.



Na próxima aula veremos noções de contrução. Vai ser bem básico, mas acho que todos irão gostar por se tratar de uma aula totalmente prática. Portanto... Até quinta!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Second Life em português

Desde ontem (24/07) está disponível no site oficial do Second Life a versão 1.20.15.92456. Fiz o download e constatei que trata-se de uma versão do SL em português. Para quem tem dificuldade com o inglês (assim como eu) acho que é interessante adquirir esta versão. Clique Aqui para fazer o download.

Também coloquei esta informação na Ilha do Empreendedor. Segue abaixo o painel.

Oitava aula do Curso

Foi realizada ontem (24/07) a oitava aula do curso Second Life para iniciantes. De todas as aulas até aqui, a aula de ontem foi a mais prática. Convidei o avatar Halisson Usher para ministrar boa parte da aula, visto que ele é um colecionador e também já criou vários avatares. E a colaboração dele foi muito importante, pois trabalhamos praticamente a aula toda com edição de aparência, algo que ele domina totalmente.

Cada aluno poderia "comprar" gratuitamente um avatar editável. E foi com base nisso que o Halisson trabalhou e mostrou como configurar skins, shapes e roupas. Para que os alunos pudessem voltar a ser o mesmo avatar quer eram antes de usar o avatar que compraram, foi solicitado que cada um anotasse todos os itens que estavam usando antes de vestir o novo avatar. Com isso, a qualquer momento poderiam voltar a ser o que eram antes do início da aula.

Também estavam a "venda" de forma gratuita um relógio, uma bolsa e um exemplo de HUD. E foi assim, praticando, que aprendemos a vestir (ou acoplar), retirar e anexar como HUD um objeto qualquer.

De acordo com o cronograma do curso, ontem estudamos os seguintes tópicos:

18. Personalizando a aparência
19. Acomplando objetos
20. Descacoplando objetos
21. HUD's

Nossa próxima aula será na segunda-feira, 28. Conto com a presença de todos.

Seguem algumas fotos da aula de ontem.


terça-feira, 22 de julho de 2008

Feira do Empreendedor - Florianópolis

De 21 a 24 de agosto de 2008 vai acontecer em Florianópolis-SC a Feira do Empreendedor. Durante o evento, nos dias 21 e 22, participarei de uma clínica tecnológica denominada "Saiba o que é e como vender no Second Life". Fica aí o convite para quem puder participar. Mais informações no site da Feira. Abaixo um breve resumo do evento.

A Feira do Empreendedor, promovida pelo SEBRAE desde 1994, é um evento comercial que tem na figura do empreendedor seu principal cliente.

É realizada nos diferentes estados e regiões do Brasil, sempre oportunizando o surgimento de centenas de novos negócios.

Á última edição do evento em Florianópolis ocorreu em 2006 e recebeu um público de aproximadamente 23.000 visitantes. Foram feitos mais de 7.000 contatos comerciais, gerando cerca de R$ 1.000.000 em negócios realizados.

Seu objetivo é fomentar e diversificar as atividades econômicas na região, estimulando e facilitando o acesso dos empresários e de potenciais empreendedores à diferentes oportunidades de negócio e ainda disponibilizando instrumentos de orientação empresarial para quem deseja montar seu próprio negócio ou diversificá-lo.

Sétima aula do Curso

Ontem (21/07) foi realizada mais uma aula do Curso para Iniciantes em Second Life. Embora poucos alunos estiveram presentes, foi uma aula bem importante e proveitosa. Seguindo o cronograma, estudamos os seguintes tópicos:

15. Alterandos as preferências
16. Fazendo uploads
17. Controles de câmera

Entre outras coisas, aprendemos a definir o tempo para o avatar ficar away, alterar a cor da mensagem que é enviada ou recebida, gravar mensagens instantâneas e chat e retirar o nome do avatar e o nome do grupo. Quem perdeu a aula e tiver interesse em aprender essas configurações, pode me procurar fora do horário de aula na Ilha do Empreendedor.

Também aprendemos a exportar uma imagem do computador para o Second Life e também falamos um pouco mais sobre os controles de câmera.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Tendências Globais

Oferecendo-lhes menos, eles têm mais: mudanças para o conteúdo no ensino.Por meio de videoconferência, Elliott Masie, um dos especialistas mais reconhecidos no campo do e-Learning, falou sobre as mudanças no ensino nos últimos anos, apontando visões sobre as tendências mundiais de aprendizagem.

A rápida mudança no ensino exige que o processo de construção dos conteúdos seja adaptado às novas realidades, tornando-se mais ágil e eficaz. Dessa forma, em que o ensino mudou nos últimos anos? Que tipos de mudança o mundo deverá fazer para o ensino? Com essas questões, Elliott Masie, fundador do Masie Center, iniciou a sessão sobre as tendências e perspectivas de mudanças tecnológicas e metodológicas mundiais para o ensino. Ensinar um conteúdo não significa despejar todas as informações para o aluno, esperando que sejam assimiladas. Ensinar um conteúdo significa oferecer doses de conhecimento que possam estimular o aluno a procurar mais informações que complementem o aprendizado. Como exemplo para ilustrar essa visão, Masie citou a experiência de uma empresa da Índia que decidiu mudar a forma de produção de seus materiais de instrução: um material com algumas informações básicas e indicações de onde o usuário poderia encontrar outras informações mais complexas teve melhor aceitação em relação à maneira tradicional na qual o material era apresentado na empresa, com um grande número de informações técnicas.

O conteúdo do ensino está mudando. Percebemos hoje que os alunos estão cada vez mais interessados em maneiras diferentes de aprender. O conteúdo está cada vez menor: uma aula que era dada em cinco dias, por exemplo, hoje pode ser dada em três dias.

Outra tendência que se observa no ensino hoje é que a forma de ler e escrever é superada pela de ver e ouvir. Pequenos aparelhos, como é o caso do i-Phone, da Apple, que Masie apropriadamente apresentou, exemplifica como dispositivos cada vez menores podem oferecer cursos e apresentar conteúdos para o ensino. A tendência é que esses dispositivos (podem ser outros, o i-Phone é apenas um exemplo) vão mudar a maneira como interagimos, como ensinamos, como aprendemos.

Masie fez uma comparação entre o ensino e a culinária. Segundo ele, assim como podemos fazer algumas mudanças em uma refeição, como, por exemplo, retirar as batatas de um prato e substituí-las por outros acompa-nhamentos, podemos fazer mudanças no ensino. Por meio dessa metáfora, ele nos mostra que, da mesma maneira que nós mesmos decidimos o que vamos comer, devemos decidir o que vamos aprender. Finalizando esse tema, Masie atenta para o fato de que, no mundo do co-nhecimento, no mundo da sabedoria, no mundo de inventos móveis baseados em trocas colaborativas, a atualização constante é uma necessidade. Precisamos verificar a importância de utilizar o “poder da juventude”, aprendendo com as novas tendências, da mesma forma que os jovens precisam da sabedoria dos mais experientes para que seu trabalho possa ser sustentado.

Fonte: Elliott Masie.

Sexta aula do curso

Ontem (17/07) tivemos a sexta aula do curso Iniciantes em Second Life. Seguindo o cronograma do curso, estudamos os tópicos:


13. Configurando audio e vídeo
14. Configurando o voice chat


Também iniciamos uma discussão sobre algumas ferramentas que fazem parte do Menu Edit, Preferences. O objetivo é mostrar algumas configurações que podem ser feitas no Second Life. Por exemplo, vimos que é possível esconder o nome do avatar o o nome do Grupo, receber notificação de quando um amigo entra ou sai do Second Life e também aprendemos como configurar o tempo para o avatar ficar away. Na próxima aula vamos dar continuidade a esta discussão.


Tendo em vista que ter o voice habilitado é fundamental para ouvir o professor no curso, estou disponibilizando o slide explicando como habilitar o voice. Para chegar até esta tela, clique no Menu Edit (na barra de menus) e selecione a opção Preferences. Aí configure o seu Second Life de acordo com a imagem abaixo:



Obs.: O que é mais importante na tela acima é ter selecionado a primeira opção: Enable voice chat. As demais configurações são apenas opcionais.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Lei Seca pune também no Second Life

A lei que proíbe motoristas de dirigir após beber qualquer quantidade de álcool ganhou versão no mundo 3D.

Um aplicativo desenvolvido pela fundação Mapfre, que entre outros negócios explora seguros para carros, criou um simulador no Second Life para comparar os efeitos de dirigir sóbrio ou sob efeito de álcool.

Segundo os desenvolvedores do sistema, a pista de testes registra média diária de 6,2 mil visitantes e já recebeu meio milhão de avatares desde de sua estréia.

Na pista, localizada na ilha Brasil Corporativo os avatares podem dirigir carros ou bicicletas selecionando a opção sóbria ou sob efeito de álcool.

A Mapfre explica que a intenção do serviço é educar os motoristas. Ao cometer infrações por estar bêbado no Second Life, o avatar é informado das punições a que ele estaria sujeito fora do mundo virtual.

De acordo com a nova lei, que for flagrado dirigindo alcoolizado recebe multa e tem suspenso o direito de dirigir por 12 meses.

Fonte: Plantão INFO.

OBS.: Tentei fazer o teste e não consegui. Recebi uma mensagem dizendo que não tenho permissão para colocar o carro que comprei na pista. Talvez eu esteja fazendo errado, mas não consegui orientação de ninguém por lá. Se você conseguiu, por favor, deixe um comentário explicando melhor qual o procedimento.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Mapa conceitual

Estou cursando especialização em Educação a Distância na Universidade Católica de Brasília. Uma das disciplinas que cursei no semestre passado foi Conceituação e Contextualização da EaD. Nesta disciplina foi solicitado que os alunos elaborassem um Mapa Conceitual abordando as experiências Nacionais e Internacionais da EaD. Elaborei e estou disponibilizando aqui o meu Mapa Conceitual recebeu a nota máxima.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Aula do dia 14/07

Devido a problemas com o Second Life, a aula de ontem (14/07) foi transferida para a próxima quinta-feira, dia 17/07. Apesar de ser um problema do Second Life, peço desculpas pelos transtornos.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Google Lively

Foi lançado pelo Google o Lively, uma plataforma muito semelhante ao Second Life, embora ainda muito distante. Estou criando um espaço voltado para a educação no Lively. Abaixo um atalho para chegar ao meu espaço.

Assim que eu for descobrindo coisas do Lively, vou escrevendo por aqui.

Diversão

A novela das 8 já acabou. Mas a dança do poste foi parar também no Second Life. Vejam...

terça-feira, 8 de julho de 2008

Quinta aula do Curso

Ontem (07) foi realizada a quinta aula do Curso Second Life para iniciantes. Conforme havia combinado com os alunos na aula anterior, esta aula foi apenas uma revisão de todo o conteúdo já estudado. Seria uma aula ideal para aqueles alunos que, por algum motivo, haviam perdido alguma aula. Falamos bastante novamente da aula 4, já que naquele dia havia ocorrido o problema da Telefônica e muitos alunos não conseguiram comparecer.

Resumindo, falamos bastante sobre:

Comunicação por chat de texto;
Comunicação por IM;
Adicionando amigos;
Fazendo buscas.

Se você ainda tem alguma dificuldade sobre esses tópicos, por favor, me procure fora do horário de aula para exclarecer suas dúvidas.

OBS.: Conversei ontem com o pessoal a respeito das aulas da semana que vem. É que fui convidado a participar de um curso e, se a turma concordar, irei participar. Em princípio todos concordaram. Mas acabei esquecendo que mesmo nesta quinta não teríamos aula, pois viajarei na quinta, no final da tarde. Por favor, deixem seus comentários para eu saber o que você pensa a respeito. Espero que não cause transtornos a vocês. O conteúdo vai ser visto da mesma forma. Seria até um período para vocês irem treinando.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Problemas com Speedy da Telefônica

Como todos já devem saber, ontem (03) ocorreu uma pane no serviço de transmissão de dados de acesso e internet da Telefônica em São Paulo. Recebi por e-mail um DNS "aberto" que, segundo a informação, resolve todos os problemas. Também recebi um site que presta este serviço gratuitamente.

Abaixo a notícia.

Quarta aula do Curso

Na aula de ontem (03/06) estudamos os seguintes tópicos:

9- Comunicação por chat de texto
10- Comunicação por IM
11- Adicionando amigos
12- Fazendo buscas

Tivemos apenas 8 alunos na aula. Acredito que o problema que ocorreu com a Telefônica tenha prejudicado um pouco o acesso. De qualquer forma, gostaria de lembrar que para receber certificado, é obrigatório um percentual de 75% de presença, ou seja, de 15 aulas o avatar deverá frequentar no mínimo 11. Reforço ainda que sempre no dia seguinte a uma aula, coloco um resumo no blog. Então, quando faltar alguma aula, dê uma olhada no conteúdo que foi estudado. De qualquer forma, estou na Ilha do Empreendedor de Segunda a Sexta, das 11 as 20 horas e poderei lhe ajudar.

Para a próxima aula, na segunda-feira, não vamos avançar no conteúdo. Vai ser uma aula de tira-dúvidas. Aí poderei mostrar novamente alguns slides já estudados para relembrar.

Bom final de semana e até segunda.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Sebrae inaugura unidade no ambiente Second Life

O Sebrae deve inaugurar uma nova unidade em agosto, com espaço para palestras e aulas, um Centro de Convenções, que pode ser usado por qualquer empresa, local para instalação de feiras e encontros de negócios e estandes para criação de lojas. O diferencial está no endereço. Chamada de Ilha do Empreendedor, a unidade só existe virtualmente, no Second Life, o que permite ao empreendedor fazer visitas de qualquer lugar e a qualquer hora, informou o site InfoMoney.

O Second Life simula a vida real, em um ambiente tridimensional, em que as pessoas se relacionam por meio de um personagem (avatar). A educação a distância é uma das importantes possibilidades de uso deste novo espaço e o Sebrae foi um dos casos de sucesso apresentados no 2º Congresso Second Life na Educação, realizado no último sábado (28) no Rio de Janeiro.
O número de visitantes mostra o acerto da iniciativa. Em agosto de 2007, o Sebrae começou a atuar como um posto de atendimento, mostrando produtos e serviços e encaminhando os interessados para o site da instituição. Sem qualquer divulgação, recebeu neste período 2.970 visitantes e, de maio para cá, com a Ilha do Empreendedor, foram registradas 1.164 visitas. Este período de experiência comprovou o interesse dos visitantes e as enormes possibilidades desta nova fronteira.

"No Second Life, o avatar pode abrir um negócio e, assim como no mundo real, o objetivo é ganhar dinheiro. O Sebrae está no lugar certo porque pode orientar estes empreendedores a ter sucesso nos negócios. Esta é uma tecnologia de ponta que elimina as distâncias e dá ao usuário a possibilidade de freqüentar os cursos na hora que achar mais conveniente, entre outras vantagens. As possibilidades do uso da tecnologia na educação a distância são infinitas", reforça Jorge Ferla, do IEA (Instituto de Estudos Avançados), parceiro do Sebrae.

Para obter mais informações, o interessado tem atendimento personalizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Rodrigo Gecelka, também do IEA, responsável por este serviço, avisa que o Sebrae oferece ainda um curso para os iniciantes interessados em aprender a se movimentar no Second Life. Todos os produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae são gratuitos.

"A interação no Second Life é intensa e existe uma moeda que pode ser convertida em dinheiro no mundo real. Daí, a importância do Sebrae para os empreendedores que precisam dominar todos os aspectos do negócio. Este espaço deve ganhar cada vez mais importância, já que a tendência é que a internet se transforme em 3D e, por isso, a educação, em qualquer nível, não pode se ater mais ao conceito clássico", lembra um dos organizadores do congresso, professor Carlos Valente.

Fonte: Site Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

terça-feira, 1 de julho de 2008

Terceira aula do Curso

Ontem, 30 de junho, aconteceu a terceira aula do Curso Second Life Completo para iniciantes. Seguindo o cronograma, estudamos o tópico 8: Preechendo o Profile. Como foi uma aula bem prática (os alunos preencheram o Profile) e estudamos apenas dois slides, vou disponibilizar esses slides. Então é a oportunidade de quem perdeu a aula de ontem ficar em dia com o conteúdo e preecher o seu Profile. Mas reforço que não costumo fazer isso.

Basicamente foi isso que fizemos na aula de ontem. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor, deixe um comentário ou então me procure das 11 as 20 horas no Second Life. Avatar: Empreendor Mighty.