quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sexta aula do curso para Iniciantes

Ontem, 23/09, aconteceu a sexta aula do Curso Second Life Completo para Iniciantes. Acho que chegamos no tópico mais esperado por muitos alunos: construção de objetos. Embora o objetivo deste curso é apenas mostrar apenas as primeiras noções de construção, foi uma aula muito prática, divertida e proveitosa. Sei e compreendo perfeitamente que não é simples e é preciso muita dedicação por parte do aluno e muita paciência por parte do professor. Acredito que ambos estão fazendo sua parte. Sugiro que vocês dêem uma lida no conteúdo em casa e pratiquem bastante. É muito interessante vocês identificarem as diferenças entre o painel de criação e o painel de edição, bem como memorizar alguns atalhos, como por exemplo o "CTRL + 3", que tem a função de abrir o painel de edição. Qualquer dúvida estou sempre a disposição.

Seguindo o cronograma do curso, estudamos os seguintes tópicos:

24. Ferramentas de Edição
Criando prims
Selecionando e movendo prims
Linkando prims
Deslinkando prims
Rotacionando prims
Redimensionando prims

Seguem algumas fotos da aula de ontem e lembro mais uma vez que as próximas duas aulas também serão no Sandbox.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Quinta aula do Curso para Iniciantes

Parabééééééééééééééns!!!!!!!!! Enfim conseguimos reunir todos os alunos na mesma aula. Isso quer dizer que 10 dias depois de eu ter iniciado a campanha já surtiu o efeito esperado.

A quinta aula, que foi realizada ontem, 16/09, foi um pouco diferente. A primeira parte da aula foi comandada pelo avatar Halisson Usher. Assim como aconteceu na primeira turma do curso, ele ensinou sobre como personalizar a aparência do avatar. Dentre a explicação, destacou muito bem a diferença entre skins e shapes, o que é fundamental para quem gosta de estar sempre "bem na foto". A idéia de convidar ele para falar sobre esses tópicos foi porque ele domina totalmente o assunto e também é um colecionador de avatares. Inclusive ele apresentou alguns diferentes tipos de avatares que possui.

A segunda parte da aula foi por minha conta. Falamos um pouco sobre gestos e mostrei um vídeo que fiz utilizando alguns gestos. Também aprendemos o caminho para criar um novo gesto e como fazer para ativar e desativar gestos. Ainda estudamos todas as pastas do inventário e aprendemos como localizar facilmente um item no inventário.

Seguindo o cronograma do curso estudamos os seguintes tópicos:

18. Personalizando a aparência
22. Gestos
23. Administrando o inventário

A próxima aula, no dia 23/09, será no Sandbox e não na Sala 06, como tem acontecido. Isso porque começaremos a trabalhar com noções de construção e para isso é fundamental estar em um ambiente onde todos tenham permissão para criar.

Seguem algumas imagens da aula de ontem.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Segunda aula do curso de Criação de Conteúdo

Na quinta-feira, 11 de setembro, aconteceu a segunda aula do Curso de Criação de Conteúdo para o Second Life. Na aula foram estudados os princípios de modelagem e grid, além de um pouco de texturização. O exercício utilizado foi a construção de uma casinha com 3 prims alinhada ao grid. Lembrando também que foram passados exercícios para serem entregues na próxima aula.

Conteúdo coberto:
2. Modelagem
2.1. Revisão de Prims básicos
2.2. Execução: Casinha
2.3. Uso do Grid
- snaps ao mundo, referência e local

Com a segunda aula foram vencidos 25% da carga horária do curso.

Seguem mais imagens da aula de ontem.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Quarta aula do curso para iniciantes

Ontem, 09/09, aconteceu a quarta aula do Curso Second Life Completo para Iniciantes. Alguns assuntos abordados na aula já tinham sido comentados nas aulas anteriores. Por exemplo, na primeira aula era fundamental ter falado de alguns controles de câmera e ontem falamos um pouco mais sobre isso. Quando preenchemos o perfil, ficamos sabendo que é possível colocar uma foto. Mas não sabíamos como fazer upload de uma foto no Second Life. Também aprendemos isso. Inclusive cada aluno ganhou L$10 para efetuar o upload de uma foto. Nas próximas aulas iremos aprender a inserir a foto no perfil.

Também falamos um pouco de objetos e algumas propriedades, bem como falamos de HUDs. Nesta parte da aula alguns alunos ficaram um pouco confusos porque estávamos apenas falando e não praticando. Mas tudo começou a ficar mais tranqüilo quando entreguei para cada aluno um excelente modelo de HUD: um e-book com todos os slides do curso. Funciona assim:

Seguindo o cronograma do curso, estudamos os seguintes tópicos:

16. Fazendo uploads
17. Controles de câmera
19. Acoplando objetos
20. Desacoplando objetos
21. HUDs
OBS.: Não estudamos o tópico 18 (Personalizando a aparência), pois estudaremos na próxima aula.

Para não fugir a regra, segue uma foto da aula.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Curso de Criação de Conteúdo para o Second Life

Aconteceu na última quinta-feira, dia 4, a primeira aula de criação de conteúdo para o Second Life. Foi feita a apresentação do curso e do professor Jessé Abreu, além de introduzidos alguns assuntos a serem estudados e recursos utilizados durante as aulas. A interação com a turma foi muito boa e, apesar de restarem dúvidas sobre nomenclatura, ficou bem claro que com a prática todas as dúvidas serão sanadas. Compareceram 17 avatares à primeira aula. O primeiro encontro teve maior predominância de teoria para embasar as atividades durante o restante do curso. À partir da segunda aula os alunos já entrarão em práticas de modelagem. O programa vencido no primeiro encontro foi:
1. Introdução (aula1)
1.1. Apresentação e Programa
1.2."Second Life® is a 3-D virtual world created by its Residents."
1.3. Conceitos de 2D e 3D. Bases de modelagem
1.4. Conceitos de Texturização
1.5. Conceitos de Iluminação e Física
1.6. Gizmo
Seguem fotos da primeira aula:


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Em busy no Second Life

Gostaria de informar a todos que pelo menos nos próximos 30 dias estarei um pouco menos ligado no Second Life. É que, por motivo de doença de uma colega, acabei assumindo um outro projeto aqui na empresa. Estou com o avatar Empreendedor Mighty conectado normalmente no Second Life, mas não estou respondendo praticamente ninguém. Quem quiser falar comigo, por favor, manda MI que aí eu responderei. Quem está fazendo atendimentos no momento é o Halisson Usher, que já trabalhava na ilha comigo. Agradeço pela compreensão.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Terceira aula do Curso

Ontem (03/09) aconteceu a terceira aula do Curso Second Life Completo para Iniciantes. Na aula estiveram presentes 13 alunos. Quero aqui dar os parabéns a todos que estão participando do curso e levando muito a sério, com empenho e dedicação. E acredito que, pelos depoimentos, estão aprendendo muito também. Mas quero iniciar aqui uma campanha: ver os 15 alunos presentes na mesma aula. Então vamos todos fazer uma força para estar presente na próxima aula e quebrar este tabu.

Durante a aula aprendemos a fazer buscas no SL, revimos as configurações de áudio e vídeo e também do voice chat. Ainda falamos de algumas outras configurações, como por exemplo, alterar a cor de uma mensagem na tela, retirar o nome do grupo da cabeça do avatar, gravar mensagens e receber por e-mail as mensagens recebidas no SL quando estiver offline.

De acordo com o cronograma, estudamos os seguintes tópicos:

12. Fazendo buscas
13. Configurando áudio e vídeo
14. Configurando voice chat
15. Editando outras preferências

Tivemos uma surpresa durante a aula. De repente apareceu uma nuvem de fumaça que encobriu toda a sala.

Por hora é isso. Deixem suas críticas, dúvidas, sugestões ou elogios.