quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Primeira aula do Curso para Iniciantes - Turma 03

Ontem, 29/10, iniciou a terceira turma do curso Second Life para iniciantes. Por ser a primeira aula e não ter muita prática e sim muiiiiiiiiiiita conversa, foi uma aula muito interessante. Pelo que percebi também foi esta a opinião dos alunos que estiveram presentes.

Como de costume, sempre depois da aula (no dia seguinte) coloco uma nota no blog resumindo o conteúdo que foi estudado. De acordo com o cronograma do curso, estudamos os seguintes tópicos:

1. Histórico do Second Life
2. Configurações mínimas
3. Efetuando o download
4. O que é o Second Life
5. Glossário
6. As barras de ferramentas

Fora isso, cada um se apresentou para o restante da turma dizendo seu nome, cidade e o que faz na vida real. Pelo que constatei, a grande maioria dos alunos é iniciante mesmo.

Também estudamos a forma que o curso vai acontecer, o que fazer para visualizar os slides no quadro e principalmente como aproximar a imagem para facilitar a leitura. Só para reforçar, vou descrever os passos para aproximar uma imagem ou objeto:

1. Pressionando a tecla ALT, clique em um objeto para centralizá-lo na tela;
2. Ainda pressionando o ALT, utilize as setas do teclado "Para cima" para aproximar e "Para baixo" para afastar a imagem.

Conforme falei na aula, meu horário de atendimento na ilha é de segunda a sexta, das 11 as 20 horas. Qualquer dúvida que tiverem podem me procurar fora do horário de aula, principalmente aqueles que tiveram alguma dificuldade na aula de ontem. E deixem seus comentários, críticas, elogios e sugestões... isso é muito importante.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Informações Curso Iniciantes Second Life Turma 03

Na próxima quarta, dia 29, inicia o Curso Second Life para Iniciantes – Turma 03. Quem mandou os dados e ainda não visitou a Ilha do Empreendedor para confirmar a inscrição e receber o convite para o grupo do curso, peço que faça isso o mais rápido possível, até no máximo um dia antes do início do curso. Meu avatar é Empreendedor Mighty e trabalho na ilha de segunda a sexta, das 11 as 20 horas. Quem não confirmar a inscrição até o dia 28 terá sua inscrição cancelada.

Um pré-requisito para o curso é ter instalado em seu computador o QuickTime. Se você ainda não tem instalado, segue aqui um link para fazer o download: http://www.apple.com/quicktime/download/

Aproveito a oportunidade para informar que é fundamental estar com o voice habilitado para conseguir me ouvir durante as aulas. Primeiramente sugiro que você coloque um CD de música no seu computador para verificar se consegue ouvir as músicas. Caso não consiga ouvir, com certeza você não conseguirá ouvir no Second Life também. Mas aí já é possível identificar que devem ser alteradas as configurações de som do Windows.

Depois, você deve configurar o Second Life. Para isso siga os passos abaixo:

1. Clique no menu Editar (ou Edit)
2. Selecione Preferências (ou Preferences)
3. Localize a aba Voice Chat no lado esquerdo
4. Marque a primeira opção no lado direito: Enable voice chat
5. Clique em Ok

Observe a figura abaixo:

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Curso de Criação de Conteúdo para o Second Life

Na quinta-feira, dia 9, aconteceu a 6ª aula do curso de criação. Uma aula bem esperada em que abordamos o tema Moda no Second Life. Vimos conceitos de moda, comportamento e as ferramentas de criação de roupas. Tivemos a participação da Pietra Biondi nos contando sua experiência com moda e comportamento, e as relações entre moda na vida real e no metaverso. Ficou bem claro a grande influência da moda e do comportamento RL no SL. Os tópicos abordados foram:

- Conceito de moda (introdutório)
- Texturização – alpha
- Uso das camadas de roupas
- Mini-Modelagem, acessórios
- Previews (teste de salvamento)

Seguem algumas fotos da aula.

Inscrições abertas curso Second Life para Iniciantes

Estão abertas desde o dia 13/10 as inscrições para a terceira turma do Curso Second Life Completo para Iniciantes. O número de vagas na turma é de 20 alunos.

O curso iniciará em 29/10, com previsão de término para o dia 17/12. As aulas serão realizadas sempre nas quartas-feiras, das 18 as 20 horas (horário do Brasil).

Para efetuar a inscrição basta visitar a Ilha do Empreendedor e pegar o notecard com todas as informações do curso e procedimentos para inscrição.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Última aula do Curso Second Life para Iniciantes

Ontem, 07/10, aconteceu a última aula do Curso Second Life Completo para Iniciantes. Quero deixar aqui meu agradecimento a todos que se inscreveram, frequentaram as aulas e, principalmente, aprenderam. Desde já deixo o convite para inscreverem-se no Curso de Criação de Conteúdo para o Second Life, do Halisson Usher. Quero dizer que nosso contato continua. Qualquer dúvida que tenham podem me procurar na Ilha do Sebrae entre as 11 e 20 horas.

Segue a lista dos "formandos", que receberão certificado em, no máximo, 15 dias:

Adreano Constantine
Alessa Glas
Belva Belgar
Bete Aya
Beto Twine
Hermes Paule
Hernandez Zabaleta
Juliana Udimo
Linamaria Denimore
Tyzy Dubrovna


Agradecimento a todos, em especial a 3 avatares: Adreano Constantine, Alessa Glas e Tyzy Dubrovna, pois obtiveram 100% de freqüência no curso. Parabéns...

Seguindo o cronograma do curso, estudamos os seguintes tópicos:

25. Grupos
26. Captura de tela

Seguem as fotos da "formatura"...

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

ABC da EaD no Second Life 3

Recebi o comunicado hoje do Professor Mattar que estão abertas as incrições para o curso ABC da EaD 3. Mais informações no blog De Mattar.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Vídeo-curso JUNTOS SOMOS FORTES

No próximo dia 10 de outubro será lançado na Ilha do Empreendedor, a Ilha do Sebrae no Second Life, mais um vídeo-curso. Desta vez trata-se do "Juntos Somos Fortes", que terá como foco a possibilidade de comunidades carentes gerarem trabalho e renda a partir do trabalho associativo. Os capítulos mostrarão exemplos de casos reais de associações e cooperativas que conseguiram criar caminhos de esperança em meio à miséria do país. Será uma série de 5 capítulos de aproximadamente 20 minutos cada. Toda sexta-feira será lançado um novo capítulo que ficará disponível na Ilha durante uma semana. Com isso, o curso será assim distribuído:

10 de Outubro - Capítulo 01
17 de Outubro - Capítulo 02
24 de Outubro - Capítulo 03
31 de Outubro - Capítulo 04
07 de Novembro - Capítulo 05

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Aula 7 do Curso para Iniciantes

Ontem, 30/09, tivemos a penúltima aula do curso Second Life Completo para Iniciantes. Dando seqüência ao conteúdo que iniciamos o estudo na aula anterior, encerramos o tópico de edição de objetos. Segundo os próprios alunos, mais uma vez foi uma aula muito prática e produtiva. Mas senti firmeza que o pessoal realmente conseguir assimilar bem o conteúdo. Agora depende muito de treinar para aprimorar o aprendizado.

Seguindo o cronograma do curso estudamos os seguintes tópicos:

24.7 Copiando prims
24.8 A aba "Comum"
24.9 A aba "Objeto"
24.10 A aba "Recurso"
24.11 A aba "Textura"
24.12 Texturizando prims

Na próxima semana teremos a aula de encerramento do curso. Aguardo todos vocês para tirarmos uma foto de "Formatura".