segunda-feira, 27 de julho de 2009

Educação a distância no programa Globo Universidade

A edição do Globo Universidade do dia 11 de julho, destacou as novas ferramentas usadas no ensino à distância no Brasil. Os repórteres Bianca Rothier e André Curvello apresentaram as principais técnicas e conversaram com acadêmicos que já fazem uso deste método de ensino.

O programa mostrou uma nova tecnologia de transmissão de imagens via satélite utilizada na Universidade do Norte do Paraná (Unopar), a maior em número de alunos matriculados nos cursos à distância. A instituição aposta nas teleaulas, em que os professores falam ao vivo para salas de todo o país, ao mesmo tempo. Outro método inovador foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): um software que permite a relação e a troca de informação através de vídeos, textos e mensagens. O Globo Universidade explicou ainda como o jogo Second Life - um dos fenômenos da era digital - ajuda a conectar pessoas.

O quadro Mérito Acadêmico tem como tema um projeto da Fundação Getúlio Vargas - RJ que usa a tecnologia WIKI - semelhante à do site Wikipédia - para criar um ambiente de troca de material e experiência entre alunos e professores. Já no Fora de Série, o destaque foi um sistema tridimensional voltado para o ensino à distância. Em Eu Amo Meu Trabalho, o Globo Universidade encontrou um designer especializado em produzir material de apoio para cursos online.

Clique aqui para assistir a edição do programa.

Fonte: Blog educação a distância.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Apresentação completa do meu TCC

Conforme prometido, segue a apresentação completa do meu TCC da Especialização em EaD, que apresentei no Second Life no dia 29 de Junho de 2009. Além dos slides, o áudio na íntegra.

Apresentação TCC from gecelka on Vimeo.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Resultado da enquete

Ontem foi o último dia para votar na enquete cujo resultado definiu o dia e horário para o curso Second Life completo para iniciantes - Turma 06. No total foram 26 votos que definiram a turma no seguinte dia e horário:

Quarta-feira - 18 às 20 horas (horário de Brasília).

A partir do meio-dia de amanhã, 14/07/09, estarão abertas as inscrições. Para se inscrever basta visitar a Ilha do Empreendedor, clicar no painel informativo do curso e ler o notecard com todas as informações.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Apresentação do TCC

Conforme prometido, disponibilizo aqui a apresentação que utilizei na defesa do meu TCC da Especialização em EaD da Universidade Católica de Brasília. A apresentação aconteceu no dia 29 de Junho de 2009, as 16 horas (horário de Brasília), na Ilha do Empreendedor - espaço do SEBRAE no Second Life.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Curso Second Life para iniciantes - Turma 06

Neste mês de Julho terá início mais uma turma do curso Second Life completo para iniciantes. Esta será a sexta turma do curso, que é oferecido na Ilha do Empreendedor - Espaço do SEBRAE no Second Life, e que eu sou professor. Para definição do dia e horário para esta turma, está aberta na Ilha uma enquete. Venha votar e escolher um dia e horário compatível com sua disponibilidade.

Assim como as demais turmas, o curso será gratuito e emitirá certificado.

As opções de dias são:
Segunda
Terça
Quarta
Sexta

As opções de horários (de Brasília) são:
Das 10 às 12 horas
Das 12 às 14 horas
Das 15 às 17 horas
Das 18 às 20 horas

A enquete ficará abertá até o dia 12 de Julho.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Encerramento curso Second Life para iniciantes - Turma 05

Ontem, 02/07/09, foi finalizada a quinta turma do curso Second Life completo para iniciantes. Na próxima semana abrirei uma enquete na Ilha do Empreendedor para definição do dia e horário para o curso.

Destaco que, dentre as 5 turmas já encerradas, esta foi a que teve o maior número de alunos concluintes e certificados. Dos 20 inscritos, apenas 4 não concluíram o curso. Dos 16 que concluíram, todos receberão certificado, visto que ninguém faltou mais que duas aulas.

Conforme combinado na última aula, o certificado será enviado por e-mail assim que os alunos responderem a pesquisa de satisfação.

Agradeço a presença e participação de todos no curso. Parabéns a todos e de forma muito especial para os alunos Ademir Ruby, Bruno Blauvelt, Sofiah Magic, Will Xenno e Wittywolf Difference, por terem concluído o curso com 100% de presença.

Desde já fica o convite aos concluintes para se inscreverem no curso de criação de conteúdo para o Second Life (avançado), que é ministrado pelo professor Halisson Usher. A previsão de uma nova turma deste curso é para a segunda quinzena de agosto.

Segue abaixo a relação dos alunos que receberão certificado:

Ademir Ruby
Alandelonge Lamplight
Allice Crystal
Brunno Blauvelt
Diogenespimenta Yven
Helewys Lawsley
Josenir Kling
Mari Carami
Mel Batistuta
Nykky Camel
PValenca Slade
Sofiah Magic
Tarcnux Uriza
Viviana Burt
Will Xenno
Wittywolf Difference

Em breve estes avatares farão parte do painel de formandos disponível na Ilha do Empreendedor.

Sucesso a todos e até uma próxima oportunidade. Deixem aqui opiniões, comentários, idéias, sugestões, críticas...

Seguem outras fotos da "formatura" e do momento de prova.