terça-feira, 30 de março de 2010

TCC de Especialização em Educação a Distância

Conforme imagem acima, "VIVÊNCIAS, BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES: Registro sobre o uso do Second Life em uma experiência educacional" foi o tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Educação a Distância que concluí no segundo semestre de 2009 pela Universidade Católica de Brasília.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o planejamento, desenvolvimento, execução e resultados (benefícios e limitações) do curso “Second Life completo para iniciantes”, um Projeto de Aplicação em EaD que foi desenvolvido pelo SEBRAE, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA). Tal curso foi realizado no próprio Second Life, um mundo virtual, tridimensional e simulador da vida real que conta hoje com milhões de usuários cadastrados e é visto por educadores e pesquisadores como uma excelente ferramenta de educação a distância, pois permite a construção de conhecimentos a partir da troca de informações. O curso, oferecido na Ilha do Empreendedor - espaço do SEBRAE no Second Life -, foi realizado de 10 de fevereiro de 2009 até 31 de março de 2009, sendo um encontro semanal de duas horas, correspondendo a carga horária de 14 horas/aula. Mantendo a seriedade e qualidade dos cursos oferecidos pelo SEBRAE, os alunos que obtiveram pelo menos 75% de presença nas aulas receberam certificado. Assim como tudo que acontece na Ilha, o curso foi gratuito. O registro dessa experiência possibilitará a reflexão desse ambiente como espaço de aprendizagem.

Para visualizar o trabalho completo em PDF, CLIQUE AQUI.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Treinamento Vwbpe 2010

Conforme prometido, disponibilizo aqui os slides utilizado no treinamento que aconteceu ontem na Ilha do Empreendedor para os participantes do VWBPE 2010.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Treinamento para o VWPBE

Nos dias 12 e 13 de março de 2010 acontecerá o terceiro VWBPE - Virtual Worlds Best Practices in Education, uma conferência anual realizada no Second Life. São esperadas mais de 6 mil participantes de diversos países que participaração de atividades ligadas a EaD, mundos virtuais, realidade aumentada etc. Para quem tem dificuldade com o inglês, no dia 13 ocorrerá uma sessão de apresentações apenas em português. A inscrição para o evento é gratuita e pode ser feita clicando aqui.

Pensando nas pessoas que querem participar do evento mas têm dificuldades no uso do Second Life, a Ilha do Empreendedor oferecerá um treinamento no dia 10 de março, próxima quarta-feira. O treinamento será dividido em duas turmas, sendo que a primeira irá iniciar as 15 horas e a segunda, as 17 horas (horário de Brasília). Para participar basta estar na Ilha do Empreendedor no horário de uma das turmas.

Se você ainda não possui uma segunda vida, clique aqui para criar seu avatar. Se já criou, clique aqui para baixar o Second Life.

OBS.: O treinamento será baseado na versão original do Second Life. Se você utiliza a versão do Second Life Viewer 2 Beta, deverá fazer o download da versão original para participar do treinamento. Para quem ainda vai fazer o download e pretende participar do treinamento, preste atenção para não baixar a versão Viewer. Esta nova versão é muito interessante mas ainda está em fase de teste (beta). Porém, a distribuição das ferramentas está muito diferenciada.

Para mais informações, estou online na Ilha do Empreendedor de segunda a sexta-feira, das 11 as 20 horas (horário de Brasília). Você também pode enviar e-mail para rodrigo.gecelka@iea.org.br.