quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Quarta Aula do curso Second Life para Iniciantes

A quarta aula, que foi realizada ontem, 26/11, foi um pouco diferente. A primeira parte da aula foi comandada pelo avatar Halisson Usher. Assim como aconteceu nas turmas anteriores do curso, ele ensinou sobre como personalizar a aparência do avatar. Dentre a explicação, destacou muito bem a diferença entre skins e shapes, o que é fundamental para quem gosta de estar sempre "bem na foto". A idéia de convidar ele para falar sobre esses tópicos foi porque ele domina totalmente o assunto e também é um colecionador de avatares. Inclusive ele apresentou alguns diferentes tipos de avatares que possui. Segue abaixo um pequeno vídeo com um trecho da aula:

A segunda parte da aula foi por minha conta. Falamos um pouco de objetos e algumas propriedades, bem como falamos de HUDs. Nesta parte da aula alguns alunos ficaram um pouco confusos porque estávamos apenas falando e não praticando. Mas tudo começou a ficar mais tranqüilo quando entreguei para cada aluno um excelente modelo de HUD: um e-book com todos os slides do curso. Funciona assim:

Também falamos um pouco sobre gestos e mostrei um vídeo que fiz utilizando alguns gestos. Aprendemos o caminho para criar um novo gesto e como fazer para ativar e desativar gestos.

Seguindo o cronograma do curso estudamos os seguintes tópicos:

18. Personalizando a aparência
19. Acoplando objetos
20. Desacoplando objetos
21. HUDs
22. Gestos

Seguem algumas imagens da aula de ontem.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Não teremos aula hoje, 19/11

Boa tarde alunos do Curso Second Life Completo para Inciantes - Turma 03!

Durante a tarde de hoje, 19/11, o Second Life apresentou alguns problemas para efetuar o login. Com base nas informações disponibilizadas no blog oficial do Second Life, estão trabalhando para corrigir o problema, mas ainda não tem previsão para normalizar. Por este motivo, não teremos aula hoje. Na próxima quarta-feira, dia 26/11, conversamos a respeito de um outro dia para recuperarmos esta aula.

Qualquer dúvida podem deixar comentários aqui que responderei.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Terceira Aula do curso Second Life para Iniciantes

Ontem (12/11) aconteceu a terceira aula do Curso Second Life Completo para Iniciantes. Na aula estiveram presentes apenas 10 alunos.
 
Como era obrigatória a presença em pelo menos uma das duas primeiras aulas, nossa turma se reduziu um pouco. Os alunos "ativos" são os seguintes:

Aaisha Fiertze
Aerdna Xué
Ashanty1 Andel
Budatron Quan
Caca Luminos
Clary Sirnah
DM Michigan
EvandroMateus Footman
Fabiano Glas
Gwenwifer Parx
Janaina Karillion
Lgclive Wirefly
Ligiacleia Bellic
Monmed Constantine
Robsonwerk Amaterasu
Sofiah Magic
 
Falamos de algumas outras configurações do Second Life, como por exemplo, alterar a cor de uma mensagem na tela, retirar o nome do grupo da cabeça do avatar, gravar mensagens e receber por e-mail as mensagens recebidas no SL quando estiver offline. Ainda revimos e aprofundamos os controles de câmera, bem como aprendemos a fazer uploads.

De acordo com o cronograma, estudamos os seguintes tópicos:

15. Editando outras preferências
16. Fazendo uploads
17. Controles de câmera

Na próxima aula abordaremos o tópico Personalizando a aparência. Este tópico será ministrado pelo avatar Halisson Usher, "construtor" da Ilha do Empreendedor.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Segunda aula do Curso Second Life para Iniciantes

Quarta, (05/11) tivemos a segunda aula do Curso Second Life completo para Iniciantes - Turma 03. Ao contrário da primeira aula, trabalhamos um pouco a prática. Umas das coisas que fizemos durante a aula foi o preenchimento do Perfil. Como falei, o Perfil de cada um é público e é a forma de você saber mais informações a respeito de um determinado avatar. Por exemplo, é possível através do Perfil você saber quando um avatar entrou no Second Life pela primeira vez e quais os grupos ele faz parte.

Aprendemos também as formas de se movimentar no Second Life, bem como a comunicação através do chat de texto e também por MI (mensagem instantânea). Também aprendemos como adicionar um amigo na agenda de contatos, fazer buscas no SL e revimos as configurações de áudio e vídeo.

De acordo com o cronograma do curso, estudamos os seguintes tópicos:

7. Vivendo no Second Life
8. Preenchendo o Perfil
9. Comunicação por chat de texto
10. Comunicação por MI
11. Adicionando amigos
12. Fazendo buscas
13. Configurando áudio e vídeo
14. Configurando o voice chat

Seguem mais fotos da aula.