segunda-feira, 27 de julho de 2009

Educação a distância no programa Globo Universidade

A edição do Globo Universidade do dia 11 de julho, destacou as novas ferramentas usadas no ensino à distância no Brasil. Os repórteres Bianca Rothier e André Curvello apresentaram as principais técnicas e conversaram com acadêmicos que já fazem uso deste método de ensino.

O programa mostrou uma nova tecnologia de transmissão de imagens via satélite utilizada na Universidade do Norte do Paraná (Unopar), a maior em número de alunos matriculados nos cursos à distância. A instituição aposta nas teleaulas, em que os professores falam ao vivo para salas de todo o país, ao mesmo tempo. Outro método inovador foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): um software que permite a relação e a troca de informação através de vídeos, textos e mensagens. O Globo Universidade explicou ainda como o jogo Second Life - um dos fenômenos da era digital - ajuda a conectar pessoas.

O quadro Mérito Acadêmico tem como tema um projeto da Fundação Getúlio Vargas - RJ que usa a tecnologia WIKI - semelhante à do site Wikipédia - para criar um ambiente de troca de material e experiência entre alunos e professores. Já no Fora de Série, o destaque foi um sistema tridimensional voltado para o ensino à distância. Em Eu Amo Meu Trabalho, o Globo Universidade encontrou um designer especializado em produzir material de apoio para cursos online.

Clique aqui para assistir a edição do programa.

Fonte: Blog educação a distância.

Um comentário:

Biosfera disse...

É impressionante como a EAD cresce em nosso país... E um grande braço dela é a tecnologia que possibilita ensino e aprendizagem mesmo longe...


Parabéns


Visite-nos
abraçao