terça-feira, 29 de setembro de 2009

Lan house como alternativa de inclusão educacional

As lan houses são, hoje, um importante meio de inclusão digital no Brasil e vêm desempenhando um papel crucial na difusão da Educação à Distância (EAD) pela Internet. O SEBRAE calcula que já há no país em torno de 100 mil destes estabelecimentos e que paga-se uma quantia relativamente pequena para se utilizar um computador, com acesso à internet.

Um outro dado, divulgado pela Ong Comitê pela Democratização da Informática, que dá a dimensão da crescente importância e potencial das lan houses, é o que revela que cerca de 50% dos internautas brasileiros têm acesso à internet através destes locais.

Espalhadas pelo Brasil inteiro, as lan houses ganham expressão ainda mais relevante nas regiões mais carentes, norte e nordeste, onde são registrados os maiores índices de evasão escolar do país. Dados da Cetic.br revelam que, nestas duas regiões, as lan houses são freqüentadas por quase 70% dos usuários da internet, contra 45% no Sudeste e 30% do Sul, ambas regiões com taxas mais altas de acesso doméstico e uma melhor infra-estrutura para serviços de banda larga.

Dentro desta realidade, de crescimento constante de usuários da internet e das lan houses, a Educação à Distância pela Internet (e-learning) vai se firmando como um instrumento de auxílio no combate à evasão escolar entre jovens, oferecendo as mais variadas opções para quem quer complementar seus estudos, se reciclar, aprimorar os conhecimentos, aprofundar seus conhecimentos técnicos.

Esta modalidade educacional cresce mais a cada ano em todos os níveis de ensino, com participação importante do setor privado. Só em 2007, mais de 2,5 milhões de pessoas se matricularam em cursos de EAD de educação básica, especialização e graduação, além de formação continuada e formação técnica.

É uma maneira de se estudar bem menos dispendiosa e mais flexível, em termos de disponibilidade de tempo e local do interessado. O dinamismo do processo de aprendizado é outra das vantagens, pois motiva o aluno a estudar, dando a ele um papel ativo em todo o processo. Característica cada vez mais aderente aos jovens da geração digital para os quais precisamos desenhar um novo modelo educacional. Sem dúvida neste modelo está o estudo em rede.

Numa iniciativa louvável, o Sebrae tem em andamento um projeto de apoio às lan houses, em cinco estados – Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe, Pará e Ceará . O objetivo é injetar vigor e reduzir a informalidade no setor. A coordenadora nacional de serviços do Sebrae, Karen Sitta, explica que as lan houses estão sendo preparadas, por meio de capacitação gerencial, para que sejam reconhecidas não mais como casas de jogos, nem apenas como um espaço de acesso à internet, mas como um importante caminho para a inclusão digital.

Lembrando que boa parte das lan houses está localizada em comunidades de baixa renda, a coordenadora do Sebrae chama a atenção para a importância, neste contexto, da EAD pela internet. E adianta que o Sebrae espera ampliar o seu programa de apoio às lan houses para outros estados.

Por tudo isso, podemos visualizar a lan house como um espaço também de estudo. Acreditamos que a EAD pela Internet no Brasil está intimamente ligada ao futuro das lan houses e suas novas nuances. E as perspectivas são extremamente promissoras.

Rita Guarezi - diretora superintendente do IEA – Instituto de Estudos Avançados. Pedagoga com especialização em Metodologia do Ensino e Gestão de Informática na Educação. Doutora em Engenharia de Produção Mídia e Conhecimento.

Um comentário:

zé lúcio disse...

Já escrevi sobre este assunto, com base em minha experiência com lan house e alunos de cursos à distância.
http://joselucio.webnode.com/blog/