sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Lançamento do novo Second Life RC1.21 - Mono

Release Candidate (RC) são clientes (programas visualizadores, que o usuário instala, o Second Life no computador) opcionais que contém os últimos acertos ou as novidades que estão prestes a serem lançadas.

Esta é a oportunidade de testar as versões que serão lançadas em breve - antes de serem a opção principal de cliente – e deixarem a LindenLabs saber o que ficou pra trás durante o desenvolvimento interno da nova versão.

Os RCs conectam-se ao grid principal do Second Life. Logo, todas as informações, dinheiro (L$), conteúdos, ilhas e outras transações são REAIS!

A LindenLab orienta que se use os RCs apenas se o usuário quiser participar e identificar erros anteriores ao seu lançamento como cliente (visualizador) principal.

Uma das grandes novidades no RC 1.21 é a possibilidade do usuário escolher a criação de scripts usando o compilador Mono (o novo compilador e virtual machine de LSL, no servidor). Com o uso de Mono, o usuário continua programando usando LSL (Linden Script Language), no entanto o funcionamento do script se dará cerca de 220 vezes mais rápido do que com o compilador tradicional. Essa nova tecnologia abrirá também portas a novas integrações com o SL e o aproximará mais de uma verdadeira plataforma de negócios.

Outras novidades incluem a possibilidade do usuário escolher a cor do texto que emitir em chat. No entanto não foi percebido grandes alterações de interface.

Para fazer o Download do RC 1.21, clique aqui para acessar o site oficial do Second Life e depois escolha o Download de acordo com o seu sistema operacioal em "Test Viewers".

Fonte: SecondLife.com

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Palestra sobre Biodiesel

No último dia 12 aconteceu na Ilha do Empreendedor uma palestra sobre biodiesel. Prometi postar um vídeo no blog com trechos da palestra. Mas achei melhor disponibilizar o áudio completo na Ilha. Para ouvir a palestra na íntegra, vá até a Sala de Aula número 4 da Unviversidade localizada na Ilha do Emprendedor no Second Life. Clique aqui para se teleportar.
Ao entrar na Sala, para ouvir a palestra, basta clicar no Play indicado na figura abaixo

ou então apenas clique no quadro disponível na Sala de Aula.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

E-book

Durante a aula de ontem, falei que estou elaborando um E-book do curso. Em outras palavras, é uma espécie de livro que vou enviar para todos os alunos durante o curso. Através desse livro os alunos terão acesso a todos os slides do curso. Para deixar mais claro como vai funcionar, fiz um pequeno vídeo. Acompanhem...

Segunda aula do Curso para Iniciantes

Ontem (26/08) tivemos a segunda aula do Curso Second Life completo para Iniciantes. Ao contrário da primeira aula, trabalhamos um pouco a prática. Umas das coisas que fizemos durante a aula foi o preenchimento do Perfil. Como falei, o Perfil de cada um é público e é a forma de você saber mais informações a respeito de um determinado avatar. Por exemplo, é possível através do Perfil você saber quando um avatar entrou no Second Life pela primeira vez e quais os grupos ele faz parte.

Aprendemos também as formas de se movimentar no Second Life, bem como a comunicação através do chat de texto e também por MI (mensagem instantânea). E para finalizar aprendemos como adicionar um amigo na agenda de contatos.

De acordo com o cronograma do curso, estudamos os seguintes tópicos:

7. Vivendo no Second Life
8. Preenchendo o Perfil
9. Comunicação por chat de texto
10. Comunicação por MI
11. Adicionando amigos

Durante a aula foram feitas duas perguntas que não respondi. A primeira pergunta foi como faz para tirar o som quando tira uma foto e a segunda foi como faz para tirar o som do teclado enquanto o avatar está escrevendo no Second Life. Já tenho as respostas mas para evitar confusão vou responder a todos na próxima aula.

Segue uma foto da aula de ontem.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Curso Avançado em Second Life

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para o curso Criação de Conteúdo para o Second Life. O curso vai iniciar no dia 4 de setembro na Ilha do Empreendedor no Second Life e as aulas serão sempre nas quintas, das 20 as 22 horas, com previsão para encerrar no dia 23 de outubro. Será mais um curso gratuito oferecido pelo Sebrae e os participantes com 75% de freqüência ou mais receberão certificado. Para saber mais sobre o curso e fazer sua incrição, visite a Ilha do Empreendedor.

Você vai aprender modelagem, texturização, iluminação e scritp. Segue o programa completo do curso:

1. Introdução (aula1)
1.1. Apresentação e Programa
1.2."Second Life® is a 3-D virtual world created by its Residents."
1.3. Conceitos de 2D e 3D. Bases de modelagem
1.4. Conceitos de Texturização
1.5. Conceitos de Iluminação e Física
1.6. Gizmo

2. Modelagem (aula2)
2.1. Revisão de Prims básicos
2.2. Execução: Casinha
2.3. Uso do Grid
Atividades extra-classe:
- criar um liquidificador com até 10 prims.
- criar uma casinha com até 5 prims (sólida) e de até 1,5m de altura.
2.4. Execução: objetos da mini-vila (aula3)
2.5. Flexys e aba Features (aula4)
2.6. Sculpted
Atividades extra-classe:
- criar um acessório pra usar no corpo do avatar.

3. Texturização (aula5)
3.1. Formatos de arquivo - vetor x bitmaps
3.2. Aplicação - janela de edição>Texture
3.3. Usando Alpha: TGA (targa) de 32 bits
3.4. Texturas vs Sculpted
3.5. Texturização das casinhas e da rua da vila.

4. Roupas (aula6)
4.1. Conceito de moda (introdutório)
4.2. Texturização - GIMP
4.3. Uso das camadas de roupas
4.4. Mini-Modelagem, acessórios
4.5. Sculpted (teste de salvamento)

5. Iluminação e Física (aula7)
5.1. Iluminação no SL
5.2. Simulação de iluminação
5.3. Uso de glow
5.4. Phisics – Havok4

6. Scripting (aula8)

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Feira do Empreendedor 2008

Como já noticiei aqui há um tempo atrás, inicia hoje (21) no Centro Sul, em Florianópolis, a Feira do Empreendedor 2008. A Feira vai oferecer eventos temáticos especiais em Comércio Eletrônico (dia 21), Varejo (22), Turismo (21 e 22) e Beleza e Estética (24). Participarei da Clínica Tecnológica "Second Life: o que é e como vender" hoje e amanhã, das 18 às 20 horas. Com isso, estarei fazendo atendimento na Ilha do Sebrae no Second Life apenas até as 16:30 horas nesses dois dias.

Na próxima semana contarei aqui o que aconteceu na clínica.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Tutorial para o curso

Conforme prometido, estou disponibilizando um tutorial aqui explicando como fazer para visualizar o conteúdo no quadro durante as aulas no Second Life e também aumentar o volume de um avatar.

Primeiramente é necessário ter o QuickTime instalado. Caso alguém ainda não tenha, clique aqui para fazer o download gratuito.

Ao entrar na sala de aula, aperte o botão "Play", na barra de ferramentas inferior, indicado pelo quadrado vermelho na figura abaixo.

Para aumentar o volume de um avatar, siga os passos a seguir:

1. Clique nos dois balões brancos que aparecem ao lado do botão "Talk", na barra de ferramentas inferior.


2. Na janelinha que vai abrir, selecione o avatar que deseja aumentar o volume e mova a barra de volume que aparece logo abaixo para a direita.

OBS.: Caso você não consiga visualizar a barra de volume, clique e arraste a janelinha "Active Speakers" para o centro da tela.

Sobre o certificado do curso

Durante as incrições, informei a todos que o Curso Second Life completo para iniciantes emite certificado para os alunos que frequentarem no mínimo 75% das aulas. O curso terá 8 aulas. Logo, para recebimento de certificado, o aluno terá que assistir pelo menos 6 aulas, podendo faltar no máximo 2 aulas.

Obrigado pela atenção!

Curso Second Life para iniciantes - Turma 02

Ontem (19 de agosto) iniciou a segunda turma do curso Second Life para iniciantes. Por ser a primeira aula e não ter muita prática e sim muiiiiiiiiiiita conversa, foi uma aula muitíssimo interessante. Pelo que percebi também foi esta a opinião dos alunos que estiveram presentes.

Como de costume, sempre depois da aula (no dia seguinte) coloco uma nota no blog resumindo o conteúdo que foi estudado. De acordo com o cronograma do curso, estudamos os seguintes tópicos:

1. Histórico do Second Life
2. Configurações mínimas
3. Efetuando o download
4. O que é o Second Life
5. Glossário
6. As barras de ferramentas

Fora isso, cada um se apresentou para o restante da turma dizendo seu nome, cidade, o que faz na vida real e também se possui ou não conhecimento em Second Life. A grande maioria é iniciante mesmo.

Também estudamos a forma que o curso vai acontecer, o que fazer para visualizar os slides no quadro e principalmente como aproximar a imagem para facilitar a leitura. Só para reforçar, vou descrever os passos para aproximar uma imagem ou objeto:

1. Pressionando a tecla ALT, clique em um objeto para centralizá-lo na tela;
2. Ainda pressionando o ALT, utilize as setas do teclado "Para cima" para aproximar e "Para baixo" para afastar a imagem.

Em seguida vou colocar um tutorial mostrando qual é o "play" que deve ser pressionado para visualizar os slides e também como fazer para aumentar o volume de quem estiver falando.

Conforme falei na aula, meu horário de atendimento na ilha é de segunda a sexta, das 11 as 20 horas. Qualquer dúvida que tiverem podem me procurar fora do horário de aula, principalmente aqueles que tiveram alguma dificuldade na aula de ontem. E deixem seus comentários, críticas, elogios e sugestões... isso é muito importante.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vídeo-Aula "Configurando voice chat"

Uma outra forma de você aprender a configurar o voice chat é assistindo o vídeo abaixo. Trata-se de uma vídeo-aula elaborada pelo professor Marcello. Aqui está uma explicação completa, mas abordaremos cada comando durante o curso.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Como habilitar o voice chat

Tenho recebido muitas perguntas em relação a como habilitar o voice chat no Second Life. Conforme prometido, estou disponilizando aqui um pequeno tutorial.

Primeiramente sugiro que você coloque um CD de música no seu computador para verificar se consegue ouvir as músicas. Caso não consiga ouvir, com certeza você não conseguirá ouvir no Second Life também. Mas aí já é possível identificar que devem ser alteradas as configurações de som do Windows.

Depois, você deve configurar o Second Life. Para isso siga os passos abaixo:

1. Clique no menu Editar (ou Edit)
2. Selecione Preferências (ou Preferences)
3. Localize a aba Voice Chat no lado esquerdo
4. Marque a primeira opção no lado direito: Enable voice chat
5. Clique em Ok

Observe a figura abaixo:

Diferença entre versões do Second Life

Hoje pela manhã descobri um problema ao comparar a versão antiga (1.19.1) com a versão nova (1.20.15) do Second Life. Como eu estou com a versão nova do Second Life, as pessoas que estão com a versão antiga não conseguem me ouvir utilizando o voice.
Estou escrevendo esta nota porque eu tinha dado opção para as pessoas participarem do curso com qualquer uma das versões, pois até então a única coisa que mudava era o idioma. Mas agora já se torna fundamental ter a versão 1.20.15 instalada para acompanhar o curso.

Seguem links de onde pode ser feito o download do Second Life para quem ainda não fez:

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Informações sobre o Curso Second Life - Turma 02

Na próxima terça, dia 19, inicia o Curso Second Life para Iniciantes – Turma 02. Quem mandou os dados e ainda não visitou a Ilha do Empreendedor para confirmar a inscrição e receber o convite para o grupo do curso, peço que faça isso o mais rápido possível. Meu avatar é Empreendedor Mighty e trabalho na ilha de segunda a sexta, das 11 as 20 horas.

Um pré-requisito para o curso é ter instalado em seu computador o QuickTime. Se você ainda não tem instalado, segue aqui um link para fazer o download: http://www.apple.com/quicktime/download/

Recentemente foi lançada uma versão do Second Life em português. Trata-se da versão 1.20.15.92456. Mas ainda são poucas as pessoas que possuem esta versão. Se quiser fazer o curso com a versão antiga em inglês, sem problemas, mas todo o material vai estar de acordo com a versão em português. Quem tiver interesse, segue um link para fazer o download da versão em português: http://secondlife.com/support/downloads.php Sugiro que seja desinstalada a versão atual antes de instalar a nova.

Aproveito a oportunidade para informar que é fundamental estar com o voice habilitado para conseguir me ouvir durante as aulas. Em breve postarei aqui um informativo de como habilitar o voice chat.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Palestra sobre Biodiesel

Ontem, 12 de agosto, aconteceu na Ilha do Empreendedor uma palestra muito interessante sobre Biodiesel.

A palestra, ministrada pelo Engenheiro Fernando Marcos Silva e Paulo Massarelli Filho, abordou desde seleção, cultivo e processamento de oleaginosas até a produção do biodiesel e seu desempenho nos motores. Com didática e embasamento científico, Fernando Marcos explicou todo o processo de forma que quem estava presente pôde entender bem sobre biodiesel, sua produção e vantagens. A idéia que ficou bem presente foi a facilidade e o baixo custo da produção do biodiesel, além da qualidade do produto. Para o pequeno produtor rural torna-se possível, com um pequeno investimento inicial, produzir o combustível suficiente para seu uso próprio e até para vendê-lo a outras propriedades. Entre os cultivos mais recomendados encontram-se o Girassol e o Pinhão Manso. Em todas as culturas e insumos utilizados fecham-se os ciclos naturais e há aproveitamento de tudo na propriedade. O resultado é o desenvolvimento sustentável da propriedade em harmonia com o meio ambiente.

Seguem algumas fotos da palestra e em breve postarei aqui um vídeo com alguns trechos da palestra.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Última aula do Curso

Ontem (07/08) finalizamos o Curso Completo para Iniciantes - Turma 01. De acordo com informações dos próprios alunos, o curso foi um sucesso. Todo mundo conseguiu aprender muita coisa, inclusive eu. Por favor deixem seus comentários, críticas, elogios e sugestões em relação a esta primeira edição do curso.

Seguindo o cronograma, estudamos os seguintes tópicos:

24.12 A aba "Features"
25. Grupos
26. Captura de tela

Também, a pedido do Paulo, aprendemos a colocar vários objetos dentro de uma caixa. Fizemos vários testes com permissões diferentes para ver os efeitos produzidos. Enfim, foi mais uma aula muito legal e proveitosa.

Gostaria de agradecer a todos pela participação no curso e espero que minha participação tenha aperfeiçoado seus conhecimentos. Confesso que vou sentir falta da turma, mas dia 19 já vem outra turma aí e assim pretendo seguir com mais edições.

Quanto ao certificado, acredito que dentro de 15 dias conseguirei enviar para o e-mail que vocês me mandaram ontem pelo notecard.

O grupo Curso Second Life continua ativo e qualquer dúvida estou sempre a disposição de vocês.

Até a próxima...

Seguem as fotos da última aula.



terça-feira, 5 de agosto de 2008

Aula 11 do Curso

Estamos chegando na reta final do Curso Second Life completo para iniciantes - Turma 01. Ontem (04/08) tivemos a aula de número 11, de um total de 13. Ou seja, teremos aula ainda nos dias 07 e 11/08. Na aula de ontem continuamos o assunto de noções de construção (edição). Seguindo o cronograma do curso, estudamos os seguintes tópicos:

24.5 Rotacionando prims
24.6 Redimensionando prims
24.7 Copiando prims
24.8 A aba "General"
24.9 A aba "Object"
24.10 A aba "Texture"
24.11 Texturizando

Resumindo, aprendemos a girar um objeto em todos os ângulos, aumentar e diminuir seu tamanho, travar um objeto, fazer com que um objeto se mova ao ser tocado, colocar textura em uma ou em todas as faces de um objeto, copiar um objeto... e também vimos mais opções que fazem parte das abas General, Object e Texture.

Seguem mais imagens da aula.


segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Curso Second Life - Turma 02

A partir de hoje estão abertas as inscrições para o Curso Second Life completo para iniciantes - Turma 02. O curso inicia no dia 19 de agosto e termina no dia 07 de outubro. As aulas serão sempre nas terças-feiras, das 20 às 22 horas (horário do Brasil). Para fazer a sua inscrição você deverá preencher os dados abaixo e enviar para o e-mail rodrigo.gecelka@iea.org.br

NOME DO AVATAR
CIDADE/ESTADO (real)
IDADE (real)
SEXO (real)
PROFISSÃO (real)

Após enviar o e-mail de inscrição, você deverá comparecer na Ilha do Empreendedor no Second Life e confirmar a sua inscrição com o avatar Empreendedor Mighty, de segunda a sexta, das 11 as 20 horas. Na ilha você também encontra todas as informações do curso.

O curso é gratuito e os participantes com mais de 75% de presença ainda receberão certificado de participação.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Palestra no Sebrae sobre Biodiesel

No dia 12 de agosto vai acontecer na Ilha do Empreendedor uma palestra sobre Biodiesel. A palestra está marcada para as 17 horas (horário do Brasil) e vai aconteceu no Auditório do Sebrae no Second Life. Segue abaixo a divulgação.


Aula 10 do Curso

Ontem (31/07) foi realizada mais uma aula do curso Second Life para iniciantes. Na minha opinião, foi uma das aulas que os alunos mais gostaram, assim como aquela aula que o Halisson ensinou sobre configuração da aparência. Talvez o motivo seja por ser uma aula muito mais prática do que falada.

Seguindo o cronograma do curso estudamos os seguintes tópicos:

24. Ferramentas de edição
24.1 Criando prims
24.2 Selecionando e movendo prims
24.3 Linkando prims
24.4 Deslinkando prims

Achei interessante colocar aqui o slide onde aparece o "Painel de criação" e o "Painel de edição" para ficar bem claro a diferença entre um e outro.

E lembro que para abrir o painel de criação basta clicar com o botão direito do mouse no chão, em um local onde tenha permissão para criar, e selecionar a opção Create ou Criar. Após a criação de um objeto o Painel de criação se tornará Painel de edição (desde que não esteja selecionada a opção "Manter ferramenta selecionada", conforme vimos na aula). Se quiser abrir o Painel de edição de forma rápida, basta utilizar o atalho CTRL + 3.

Após as 20 horas, o Halisson ainda ficou com alguns alunos para treinar e tirar algumas dúvidas.

Seguem algumas fotos que tirei na aula.

Deixe seu comentário sobre a aula. Na próxima segunda (04/08) nos encontramos novamente e daremos continuidade ao assunto.