quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Curso Second Life para iniciantes - Turma 02

Ontem (19 de agosto) iniciou a segunda turma do curso Second Life para iniciantes. Por ser a primeira aula e não ter muita prática e sim muiiiiiiiiiiita conversa, foi uma aula muitíssimo interessante. Pelo que percebi também foi esta a opinião dos alunos que estiveram presentes.

Como de costume, sempre depois da aula (no dia seguinte) coloco uma nota no blog resumindo o conteúdo que foi estudado. De acordo com o cronograma do curso, estudamos os seguintes tópicos:

1. Histórico do Second Life
2. Configurações mínimas
3. Efetuando o download
4. O que é o Second Life
5. Glossário
6. As barras de ferramentas

Fora isso, cada um se apresentou para o restante da turma dizendo seu nome, cidade, o que faz na vida real e também se possui ou não conhecimento em Second Life. A grande maioria é iniciante mesmo.

Também estudamos a forma que o curso vai acontecer, o que fazer para visualizar os slides no quadro e principalmente como aproximar a imagem para facilitar a leitura. Só para reforçar, vou descrever os passos para aproximar uma imagem ou objeto:

1. Pressionando a tecla ALT, clique em um objeto para centralizá-lo na tela;
2. Ainda pressionando o ALT, utilize as setas do teclado "Para cima" para aproximar e "Para baixo" para afastar a imagem.

Em seguida vou colocar um tutorial mostrando qual é o "play" que deve ser pressionado para visualizar os slides e também como fazer para aumentar o volume de quem estiver falando.

Conforme falei na aula, meu horário de atendimento na ilha é de segunda a sexta, das 11 as 20 horas. Qualquer dúvida que tiverem podem me procurar fora do horário de aula, principalmente aqueles que tiveram alguma dificuldade na aula de ontem. E deixem seus comentários, críticas, elogios e sugestões... isso é muito importante.

5 comentários:

Unknown disse...

A aula foi muita boa. No entanto, a sugestão de abrir um espaço para perguntas no fim da aula é interessante para não atrasar o conteúdo.

Abraços,
FabioMariz Ansar

Rodrigo Gecelka da Silva disse...

Ok Fábio. Na próxima aula vamos adotar este método. Valeu pela sugestão.

Abraços,
Rodrigo.

Letícia Vargas disse...

Oláá ... eu passando por aqui ...
Essa primeira aula é super importante para ambientar os colegas ... na primeira turma (a minha) foi bem legal .. acredito que tenha sido nessa também ...

Abraçoss

Oli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oli disse...

A aula foi ótima. Perdi um pouco o início da explicação pois demorei para conseguir reabilitar o voice chat, mas o resto transcorreu bem.
Antes do início do curso, pensava em como seria acompanhar uma aula virtual, se conseguiria manter um bom nível de atenção. Comparado com uma aula ou tutorial pronto que utilize recursos audiovisuais ou mesmo em videoconferência, acho que o ambiente virtual do SL propicia bastante imersão no curso.
Apesar das limitações do ambiente em relação à gesticulação do professor, estas não foram determinantes,ao menos para mim a ponto de representar uma grande desvantagem em relação a uma aula tradicional. Achei muito útil a opção de além de poder usar o local chat para fazer perguntas, poder usar o IstantMensenger para se dirigir ao professor, conforme a conveniência para o andamento da aula, de acordo com o tipo de pergunta.
Ainda sob o aspecto da educação a distância, a aprendizagem se deu de forma bastante colaborativa, com os colegas se ajudando mutuamente.
Um aspecto um pouco negativo em relação à concentração no ambiente podem ser as IMs de pessoas e grupos de outros lugares do SL que ficaram chegando enquanto assistia à aula.
Sei que há um modo busy no qual vc não recebe mensagens, mas de qualquer maneira quando se está um pouco familiarizado com ambiente acho que é difícil se desligar totalmente das mensagens instantâneas já que estas são administráveis e compromentem a concentração do usuário e dos demais presentes como seria o caso de um celular em uma sala de aula real.
Uma pergunta interessante que foi feita em sala sobre o SL ser ou não considerado um tipo de jogo, sendo de opinião geral que não, me fez pensar que apesar disto há um componente lúdico muito forte no ambiente, mesmo quando usado apenas como uma ferramenta, o que propicia uma receptividade muito grande na absorção de informações sendo de grande importância para o aprendizado. A meu ver esta é a maior qualidade deste ambiente no ensino à distãncia.