Oferecendo-lhes menos, eles têm mais: mudanças para o conteúdo no ensino.Por meio de videoconferência, Elliott Masie, um dos especialistas mais reconhecidos no campo do e-Learning, falou sobre as mudanças no ensino nos últimos anos, apontando visões sobre as tendências mundiais de aprendizagem.
A rápida mudança no ensino exige que o processo de construção dos conteúdos seja adaptado às novas realidades, tornando-se mais ágil e eficaz. Dessa forma, em que o ensino mudou nos últimos anos? Que tipos de mudança o mundo deverá fazer para o ensino? Com essas questões, Elliott Masie, fundador do Masie Center, iniciou a sessão sobre as tendências e perspectivas de mudanças tecnológicas e metodológicas mundiais para o ensino. Ensinar um conteúdo não significa despejar todas as informações para o aluno, esperando que sejam assimiladas. Ensinar um conteúdo significa oferecer doses de conhecimento que possam estimular o aluno a procurar mais informações que complementem o aprendizado. Como exemplo para ilustrar essa visão, Masie citou a experiência de uma empresa da Índia que decidiu mudar a forma de produção de seus materiais de instrução: um material com algumas informações básicas e indicações de onde o usuário poderia encontrar outras informações mais complexas teve melhor aceitação em relação à maneira tradicional na qual o material era apresentado na empresa, com um grande número de informações técnicas.
O conteúdo do ensino está mudando. Percebemos hoje que os alunos estão cada vez mais interessados em maneiras diferentes de aprender. O conteúdo está cada vez menor: uma aula que era dada em cinco dias, por exemplo, hoje pode ser dada em três dias.
Outra tendência que se observa no ensino hoje é que a forma de ler e escrever é superada pela de ver e ouvir. Pequenos aparelhos, como é o caso do i-Phone, da Apple, que Masie apropriadamente apresentou, exemplifica como dispositivos cada vez menores podem oferecer cursos e apresentar conteúdos para o ensino. A tendência é que esses dispositivos (podem ser outros, o i-Phone é apenas um exemplo) vão mudar a maneira como interagimos, como ensinamos, como aprendemos.
Masie fez uma comparação entre o ensino e a culinária. Segundo ele, assim como podemos fazer algumas mudanças em uma refeição, como, por exemplo, retirar as batatas de um prato e substituí-las por outros acompa-nhamentos, podemos fazer mudanças no ensino. Por meio dessa metáfora, ele nos mostra que, da mesma maneira que nós mesmos decidimos o que vamos comer, devemos decidir o que vamos aprender. Finalizando esse tema, Masie atenta para o fato de que, no mundo do co-nhecimento, no mundo da sabedoria, no mundo de inventos móveis baseados em trocas colaborativas, a atualização constante é uma necessidade. Precisamos verificar a importância de utilizar o “poder da juventude”, aprendendo com as novas tendências, da mesma forma que os jovens precisam da sabedoria dos mais experientes para que seu trabalho possa ser sustentado.
Fonte: Elliott Masie.
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